Objetivos e Metas


Objetivo 1

Metas

  • a)Analisar o conjunto dos dados científicos disponíveis na literatura em que foram empregadas espécies animais aquáticas nativas do Brasil em testes de toxicidade com metais, pesticidas, hidrocarbonetos e esgoto doméstico, visando elaborar e disponibilizar eletronicamente um banco de dados contendo a lista das espécies de água doce, costeiras e marinhas analisadas, bem como as respectivas características dos testes toxicológicos realizados.

  • b)Identificar e selecionar, com base em critérios estabelecidos e reconhecidos na literatura moderna, duas espécies de animais aquáticos (uma dulcícola e outra estuarina-costeira) da fauna brasileira, visando sua aplicação em testes toxicológicos com metais, pesticidas, hidrocarbonetos e esgoto doméstico.

  • c)Realizar testes toxicológicos em laboratório com pelo menos uma substância química de referência de cada um dos grupos de contaminantes aquáticos (metais, pesticidas e hidrocarbonetos) e com uma mistura de contaminantes (esgoto doméstico), utilizando-se as espécies selecionadas anteriormente e analisando-se nestas espécies as respostas a 15 biomarcadores dentre os morfológicos, bioquímicos, fisiológicos, imunológicos, genéticos ou comportamentais, sejam estes biomarcadores clássicos ou desenvolvidos pelos pesquisadores participantes do Programa.

  • d)Analisar as características físico-químicas dos meios experimentais e a concentração das substâncias de referência nos testes toxicológicos visando a modelagem das respostas dos 15 biomarcadores analisados anteriormente.

  • e)Efetuar, in situ, calibração dos 3 biomarcadores selecionados, através da coleta de amostras ambientais e biológicas nas espécies testadas em laboratório e coletadas em corpos de água doce e estuarina reconhecidamente isentas de contaminação e com diferentes graus de poluição por metais, pesticidas, hidrocarbonetos e esgoto doméstico.

  • f)Verificar, com base nos resultados dos testes realizados em laboratório e na calibração efetuada in situ, a adequação da legislação brasileira referente à emissão de metais, pesticidas, hidrocarbonetos e esgoto doméstico em águas continentais e costeiras do Brasil.

Objetivo 2

Contribuir na formação de recursos humanos de alta qualificação e capacidade para desenvolver estudos avançados em toxicologia aquática e atividades de vanguarda relacionadas ao desenvolvimento e aplicação de ferramentas químicas, biológicas e de modelagem ecotoxicológica com vistas à conservação dos recursos hídricos brasileiros.

Metas

  • a)Contribuir na formação de 72 tecnólogos em Toxicologia Ambiental através do oferecimento de disciplinas e orientação de trabalhos de conclucão no Curso Superior de Tecnologia em Toxicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

  • b)Participar da formação de 500 graduados nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Terra através do oferecimento de disciplinas nos cursos de graduação oferecidos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG), UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL), UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) e UNIVERSIDADE FEDERAL PERNAMBUCO (UFPE).

  • c)Participar da formação de 50 graduados nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Terra através da orientação do trabalho de conclusão dos cursos de graduação oferecidos pela FURG, UFSC, UFPR, UEL, UFSCAR e UFPE.

  • d)Contribuir na formação de 50 mestres e doutores através do oferecimento de disciplina e na orientação de dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação oferecidos pela FURG, UFSC, UFPR, UEL, UFSCAR e UFPE.

  • d)Contribuir na formação de 50 mestres e doutores através do oferecimento de disciplina e na orientação de dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação oferecidos pela FURG, UFSC, UFPR, UEL, UFSCAR e UFPE.

  • e)Participar na complementação da formação de 10 pós-doutores júnior através da supervisão de suas atividades de pesquisa na área de Toxicologia Aquática nos laboratórios dos grupos participantes do Instituto.

Objetivo 3

Transferir conhecimentos para a sociedade sobre os diferentes aspectos da contaminação e poluição aquática, sobretudo de seus prejuízos para a saúde ambiental e humana, bem como sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos para o bem-estar da sociedade como um todo.

Metas

  • a)Elaborar material de divulgação científica e difusão de conhecimento contendo conhecimentos atuais sobre a poluição e toxicologia aquática, os diferentes aspectos da conservação dos recursos hídricos e a rotina dos pesquisadores na área, a ser transmitido sob a forma de um programa de TV com perfil popular em quatro apresentações de 30 min de duração cada, através do programa de divulgação científica da FURG-TV e das demais emissoras das Universidades parceiras do Instituto.

  • b)Produzir material de divulgação científica e difusão de conhecimento sob a forma de um DVD, que será distribuído a 100 escolas de ensino médio da rede pública nas regiões de abrangência educacional das Universidades envolvidas nesta proposta.

Objetivo 4

Transferir conhecimentos para os órgãos governamentais, visando a implementação de programa de monitoramento e controle da qualidade dos recursos hídricos brasileiros com base na aplicação de ferramentas modernas de detecção de efeitos biológicos de microcontaminantes na água.

Metas

  • a)Realizar anualmente uma reunião conjunta entre os pesquisadores do INCT-TA e os representantes de órgãos governamentais brasileiros envolvidos no monitoramento da qualidade dos recursos hídricos e na formulação de políticas públicas voltadas à conservação da biota aquática, visando a transferência direta dos conhecimentos científicos e tecnológicos gerados no âmbito das atividades desenvolvidas pelo INCT-TA.

  • b)Elaborar, em conjunto com os órgãos governamentais, uma proposta viável de aplicação de biomarcadores adequados, práticos e econômicos como ferramenta auxiliar na formulação de políticas públicas, visando o adequado monitoramento e conservação da qualidade dos recursos hídricos e preservação da biota aquática no Brasil.